Se você acha que as chances de a Microsoft e a Sony se unirem são pequenas, então espero que você esteja pronto para engolir suas palavras. Em um anúncio surpresa de hoje, a Microsoft revelou que a empresa está se unindo a uma de suas maiores concorrentes, a Sony, para criar soluções baseadas em jogos por streaming e inteligência artificial.

O comunicado de imprensa oficial divulgado no site de notícias da Microsoft mostra o presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que realizaram um aperto de mão que simboliza a nova parceria.

"A Sony é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Colaboramos de perto com uma infinidade de criadores de conteúdo que capturam a imaginação das pessoas ao redor do mundo e, por meio de nossa tecnologia de ponta, fornecemos as ferramentas para levar seus sonhos e sua visão à realidade", disse o presidente Yoshida no lançamento. Ele continuou: "O próprio PlayStation surgiu através da integração de criatividade e tecnologia. Nossa missão é evoluir continuamente essa plataforma como uma que continua a oferecer as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente de nuvem que garante a melhor experiência possível, a qualquer hora, em qualquer lugar. Por muitos anos, a Microsoft tem sido um parceiro comercial importante para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas. Acredito que o desenvolvimento conjunto na área de streaming contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo ".

É definitivamente uma parceria interessante de se ver, e será ainda mais interessante ver como as duas empresas trabalham juntas para promover serviços de streaming. Isso significa que as temidas "guerras dos consoles" acabaram? Podemos esperar mais colaboração entre as duas empresas no futuro? Só o tempo irá dizer. Ainda não estamos prontos para tirar conclusões precipitadas, mas é definitivamente curioso ver a Microsoft e a Sony trabalhando juntas tão de perto.